Procuram-se novos talentos do esporte

8.Jan.2022  |  Fonte: LinkSports

O uso de dados pode facilitar e melhorar a possibilidade de descoberta de novos talentos entre jogadores de categorias de base

O mundo inteiro reconhece que o esporte é importante na formação de crianças e jovens, por desenvolver o espírito de equipe e cooperação necessários à vida em sociedade. No entanto, as muitas tecnologias consagradas não foram ainda usadas para facilitar o acesso universal de jovens, independente de onde vivem e que recursos possuem. Existe um enorme vácuo de dados no esporte amador no Brasil e em outros países.

A falta de incentivos e acesso aos times levam atletas com grande potencial a desistirem. Não conseguem ser vistos por grandes times, especialmente se não residem em zonas metropolitanas. Este é o problema que a LinkSports resolve, não só no futebol, mas em esportes que são as paixões em cada nação onde atua.

 

Como funciona a plataforma

A LinkSports é uma plataforma global que tem o propósito de dar visibilidade a jovens talentos pelo uso de dados, democratizando o acesso a oportunidades de profissionalização e de patrocínios a atletas promissores. No mundo ela atua em seis diferentes esportes. No Brasil, o seu foco inicial será o futebol.

A partir de um processo de pré-seleção, os melhores jogadores são avaliados por sistemas que combinam desafios, avaliação de desempenho e análise de habilidades, cujos resultados são organizados para consulta de times e olheiros cadastrados. Caso haja interesse num talento, as negociações acontecerão diretamente entre os olheiros dos times e os jogadores, sem intermediação ou comissionamento da plataforma.

Como serviço extra, a plataforma oferece suporte aos pais e responsáveis cadastrados: sessões de orientação para aqueles que desejarem entender melhor o processo de profissionalização de suas filhas e filhos, com dicas de professores credenciados e de comprovada habilitação técnica.

 

Lançamento

Para testar o conceito no Brasil, escolhemos o Distrito Federal pela grande quantidade de escolas de futebol, diversidade de públicos e forte vocação para revelar novos talentos, especialmente nas cidades satélite.

Entre as ações de lançamento da plataforma, está o apoio à realização do Projeto GamCup, voltado aos times infantil e juvenil de base do Distrito Federal e entorno, com início no dia 16 de janeiro de 2022. Serão 33 jogos realizados em formato de quadrangular distribuídos em 8 dias, com a final realizada no dia 23 de janeiro.

“Neste primeiro teste da plataforma, vamos identificar pontos de atenção e prover melhorias para refinar nosso aplicativo de futebol, atendendo melhor as expectativas dos usuários brasileiros”, comenta Neissan Monadjem, CEO e fundador da plataforma LinkSports em Toronto, Canada.

 

Arena BSB (Estádio Mané Garrincha)

Os melhores atletas cadastrados no processo de pré-seleção pela plataforma serão convocados para uma seletiva a ser realizada em abril de 2022, aberta a jogadores de todo o DF, na Arena BSB, com a presença de olheiros de vários times da primeira divisão.

Mostre seu jogo
LinkSports chega ao Brasil para trazer mais visibilidade ao futebol de base

Sobre a LinkSports

A LinkSports é uma plataforma social aberta e gratuita criada por uma Startup Canadense, com presença no Brasil. A natureza de sua visão é global e multiesportiva. A empresa investe em diversidade, com representantes de várias culturas, países e 6 línguas diferentes entre seus colaboradores. Seu objetivo é trazer visibilidade a jogadores aspirantes a profissionalização, criando um canal de micropatrocínio para que novos talentos sejam revelados aos olheiros, sejam independentes ou ligados a times.

Matérias Relacionadas: Copa Satélite 2022 Edição BaseGamCUP 2022